segunda-feira, 27 de abril de 2015

Obrigado, Tchê!


O automobilismo brasileiro está de luto desde ontem: morreu em São Paulo o preparador Lúcio Pascoal Gascon (78), conhecido no meio do kartismo e do automobilismo como “Tchê”.

Nascido na Espanha e formado em engenharia, Tchê veio para o Brasil em busca de emprego e encontrou no País uma oportunidade de trabalhar com as maiores lendas do automobilismo brasileiro, tendo grande destaque em uma parceria formada com promissor piloto do kartismo daquela época: Ayrton Senna.

O início da parceria aconteceu em 1974, ano em que Ayrton conquistou seu primeiro título na modalidade, o Campeonato Paulista na categoria Júnior. É Tchê quem dá a Senna na foto da famosa bandeirada ao kart 42 no Kartódromo de Interlagos.O espanhol era o responsável pela preparação de motores no kart, inclusive possuía uma oficina nos arredores do Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos.

A partir desta parceria de sucesso, o brasileiro conquistou título seguido de título até chegar na categoria mais famosa do automobilismo mundial. A relação de Ayrton com Tchê era tão próxima que, em 1990, o ídolo mundial escreveu uma carta pública em agradecimento a Tchê, que ele considerava como seu segundo pai.

"Es uma pessoa que tem uma responsabilidade incrível no que diz respeito a minha vida, pois quem me pôs nesse mundo do kart foi o meu pai, mas quem me colocou na direção certa, quem me ensinou quase tudo que sei, quem me fez chegar onde estou e que é o maior responsável por minhas glórias é você e nem imagina o quanto sou grato, mas na verdade você consegui conquistar um grande afeto e carinho da minha parte, pois é uma pessoa extraordinária a qual estou bastante ligado. Pode acreditar em tudo isso pois é o que de mais sincero tenho para lhe dizer "Espanholo". 


Ayrton"


Fonte: Folha da Tarde, 29 de setembro de 1990








Nenhum comentário:

Postar um comentário