domingo, 31 de agosto de 2014

Gesto de Senna no Começo do Namoro Confirma Boas Intenções Com Galisteu

Desde o começo do namoro, Senna já demonstrava que queria algo muito sério com Adriane, ele vetou fotos da namorada - que passou a viver com ele - nua em uma revista masculina.

Senna ofereceu dinheiro à Playboy para barrar fotos de Galisteu nua

Adriane Galisteu, hoje com 41 anos, tinha apenas 19 quando conheceu Ayrton Senna e era uma modelo que começava a aparecer nos paddocks do GP Brasil. Só que sua iniciante carreira teve que ser interrompida durante o namoro pela paixão que despertou no piloto. E o amor que o tricampeão mundial tinha por ela e suas boas intenções o fez até oferecer dinheiro para evitar que aparecessem fotos nua da sua namorada.
Adriane e Ayrton

Antes de o relacionamento do casal engatar, Galisteu havia feito fotos para a revista Playboy para uma sessão de coelhinhas. O material não seria veiculado na capa, mas em uma das páginas internas da publicação. Depois que o namoro começou, Senna ouviu da namorada que existiam aquelas fotos. Era 1993, época que ainda não se trabalhava com máquinas digitais.

Preocupado com a exposição da namorada que passara a viver com ele, o tricampeão resolveu procurar a revista para impedir que as fotos fossem veiculadas. De Portugal, onde morava com Adriane, entrou em contato com Juca Kfouri, na época diretor da publicação. Os dois só haviam tido um único contato pessoal, durante a entrega de um prêmio, muitos anos antes disso.


O único encontro de Juca e Ayrton foi em um evento em 86, registrado pela foto abaixo:

Juca Kfouri entrega o troféu de Esportista do Ano de Placar em 1986 para Ayrton Senna. Foto de André Boccato



Eis que Senna pediu para Juca que a publicação não fosse feita. E chegou a oferecer uma quantia de aproximadamente US$ 5 mil para que lhe fossem enviados os negativos, como garantia de que as fotos não sairiam. A quantia era mais ou menos a mesma que Adriane havia recebido para aparecer na revista.

“Eu era diretor da Playboy e apareceram lá umas fotos de uma mocinha descoberta pela produtora e que segurava guarda sol no Grande prêmio do Brasil. Eis que pouco antes de fechar uma edição, me toca o telefone. Era o Ayrton Senna, com quem eu nunca tive intimidade. Ele falou 
Juca, quero um favor. Eu disse que havia poucas pessoas que antes mesmo de pedirem algo, o favor já estaria feito. Ele era uma delas. Ele disse ´estou apaixonado. Só que ela fez uma bobagem. Fez umas fotos para a Playboy'. Eu perguntei: ' quem é?'. E ele disse: Adriane Galisteu. Naquele momento eu não fazia ideia de quem era ela, lembrou Juca.

O diretor chamou a produtora e perguntou quem era a moça. E logo voltou ao telefone com Ayrton. Ele falou ‘eu me disponho a pagar, eu pago e quero essas fotos’. Eu logo falei ‘Ayrton, essas fotos estarão com você o mais rápido possível. Não precisa se preocupar em pagar, não faz nenhum sentido.’ A produtora me explicou quem era e o material foi substituído. Eu brinco que tínhamos um ensaio com a viúva do Senna que não foi publicado.” A história já foi publicada no livro Ayrton, o herói revelado, de Ernesto Rodrigues.

Em entrevista ao UOL Esporte, Galisteu disse que o caso simbolizou para ela o momento em que percebeu que Ayrton estava realmente apaixonado. “Foi ali que eu percebi que estava namorando mesmo e que ele tinha cuidado comigo de um homem com outras intenções de verdade.”

Só que a Adriane fez questão de explicar que a atitude de Senna não fora algo que tenha demonstrado rigor e machismo do namorado.

“Lembro muito dessa história da Playboy. Ele fez de um jeito delicado, não foi algo contra minha vontade. Fez com carinho e delicadeza para eu entender. Ele me perguntou qual seria a relevância de eu sair na Playboy. Ele me perguntou ‘Tem alguma importância em dinheiro? Então o que acha de não fazer?’. Não foi uma coisa machista.”

Adriane conta que para viver com o piloto, abriu mão do trabalho e que ele se dispôs a pagar o dinheiro que ela ganhava como modelo para a família. “Eu falava que precisava trabalhar. Ganhava cerca de R$ 3.000 por mês e ele passou a dar esse dinheiro para minha mãe. Ela passou a receber esse dinheiro e fui viver com ele.”

Um ano e 3 meses depois da morte de Senna, em agosto de 1995, Galisteu fez fotos para ser capa de uma edição da Playboy que teve mais de um milhão e duzentas mil edições vendidas. “Depois eu fiz fotos para a Playboy para pagar dívidas e comprar um apartamento. Aí sim eu fui pensar em uma grana que mudasse a minha vida.”


Adriane Galisteu passou o momento mais difícil de sua vida na morte de Ayrton, além de perder o homem que amava, sem dinheiro, e sem ajuda alguma da família dele, ela foi viver de favor na casa de um casal de amigos do piloto, Braguinha e sua mulher Luisa Braga. Sem a ajuda de Senna, a família de Adriane estava passando por uma crise financeira, e seu irmão, Alberto Galisteu Filho, descobriu ser portador do vírus HIV. O dinheiro da playboy ajudou a custear o hospital onde o irmão estava internador em estadio terminal e resolver outros problemas na família. 

Nesse vídeo ela relata todo o drama que enfrentou com a perda de Ayrton:




REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 

LEITE, Ricardo José. Senna ofereceu dinheiro à Playboy para barrar fotos de Galisteu nua. Disponível em: <http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2014/04/30/senna-ofereceu-dinheiro-a-playboy-para-barrar-fotos-de-galisteu-nua.htm>. Acesso em: 31 de agosto 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário