sábado, 31 de maio de 2014

Qual a melhor das 65 poles de Ayrton Senna na F1?

Por Adauto Silva
sábado, 26 de abril de 2014 às 20:32
autoracing.com.br

Ayrton Senna -  Lotus

A grandeza de Senna não está nas estatísticas, embora ele tenha números impressionantes na carreira. Ela é muito mais baseada na força irresistível com que ele dominou uma época da Formula 1.

A morte de Senna em 1 de maio de 1994 mudou a F1 para sempre em vários aspectos.

Para muitos, Senna redefiniu o que era possível em um carro de F1. Ele guiava com uma fúria somada a uma habilidade que eu diria que nunca mais foi igualada.

Senna dominou seus carros tão vigorosamente, empregando um estilo de condução tão único e conseguindo níveis de desempenho tão espetaculares, que seus criadores mal acreditavam ser possível.

Talvez o melhor exemplo disso tenham sido suas pole-positions – e foram muitas – quando em todo e qualquer circuito, incluindo o público e seus próprios rivais, ficavam em silêncio nos minutos finais dos treinos de classificação, quando Senna ia à pista para destruir o cronômetro.

Algumas de suas poles foram simplesmente inacreditáveis. O Autoracing separou três que certamente estão entre as melhores voltas que um ser humano já conduziu um carro de corrida…

A primeira é em Monaco 1988, quando ele colocou 1,4s em cima de Alain Prost num carro igual. A outra (minha predileta) é em Suzuka em 1989, quando o brasileiro guiou de maneira quase sobrenatural para colocar 1,7s no mesmo Alain Prost com o mesmíssimo carro!

E finalmente a terceira é em Jerez 1990, onde ele também guia com uma fúria muito parecida com a volta de 89 em Suzuka.

Infelizmente não encontramos um vídeo com a volta em Monaco 88, mas Suzuka 89 e Jerez 90 estão logo abaixo em sequência. E depois você tem a lista de todas as pole-positions do inesquecível Ayrton Senna.



Jerez de la Frontera – 1990



Todas as 65 pole-positions de Ayrton Senna

Ano
País (Circuito)
Tempo
Média (km/h)
1985
Austrália (Adelaide)
1’19″843
170,434
1985
Estados Unidos (Detroit)
1’42″051
141,917
1985
Europa (Brands Hatch)
1’07″169
225,479
1985
Itália (Monza)
1’25″084
245,405
1985
Monaco (Monte Carlo)
1’20″450
148,206
1985
Portugal (Estoril)
1’21″007
193,317
1985
San Marino (Imola)
1’27″327
207,771
1986
Brasil (Rio)
1’25″501
211,829
1986
Espanha (Jerez)
1’21″605
186,077
1986
Estados Unidos (Detroit)
1’38″301
147,331
1986
França (Paul Ricard)
1’06″526
206,337
1986
Hungria (Budapeste)
1’29″450
161,457
1986
México (Cid. do Mexico)
1’16″990
206,723
1986
Portugal (Estoril)
1’16″673
204,244
1986
San Marino (Imola)
1’27″327
207,771
1987
San Marino (Imola)
1’25″826
211,404
1988
Alemanha (Hockenheim)
1’44″596
233,940
1988
Austrália (Adelaide)
1’17″749
175,027
1988
Bélgica (Spa)
1’53″718
219,701
1988
Brasil (Rio)
1’28″096
205,589
1988
Canadá  (Montreal)
1’21″681
193,484
1988
Espanha (Jerez)
1’24″067
180,627
1988
Estados Unidos (Detroit)
1’40″606
143,969
1988
Hungria (Budapeste)
1’27″635
164,893
1988
Itália (Monza)
1’25″974
242,864
1988
Japão (Suzuka)
1’41″853
207,087
1988
México (Cid. do México)
1’17″468
205,447
1988
Monaco (Monte Carlo)
1’23″998
142,632
1988
San Marino (Imola)
1’27″148
208,198
1989
Alemanha (Hockenheim)
1’42″300
239,191
1989
Austrália (Adelaide)
1’16″665
177,499
1989
Bélgica (Spa)
1’50″867
225,351
1989
Brasil (Rio)
1’25″302
212,323
1989
Espanha (Jerez)
1’20″291
189,122
1989
Estados Unidos (Phoenix)
1’30″108
151,737
1989
Inglaterra (Silverstone)
1’09″999
249,022
1989
Itália (Monza)
1’23″720
249,403
1989
Japão (Suzuka)
1’38″041
215,139
1989
México (Cid. do México)
1’17″846
204,371
1989
Monaco (Monte Carlo)
1’22″308
145,561
1989
Portugal (Estoril)
1’15″468
207,505
1989
San Marino (Imola)
1’26″010
210,952
1990
Alemanha (Hockenheim)
1’40″198
244,206
1990
Austrália (Adelaide)
1’15″671
179,831
1990
Bélgica (Spa)
1’50″365
226,376
1990
Brasil (Interlagos)
1’17″277
201,483
1990
Canadá (Montreal)
1’20″399
196,569
1990
Espanha (Jerez)
1’18″387
193,716
1990
Itália (Monza)
1’22″533
252,989
1990
Japão (Suzuka)
1’36″996
217,456
1990
Monaco (Monte Carlo)
1’21″314
147,339
1990
San Marino (Imola)
1’23″220
218,025
1991
Austrália (Adelaide)
1’14″041
183,790
1991
Bélgica (Spa)
1’47″811
231,739
1991
Brasil (Interlagos)
1’16″392
203,817
1991
Estados Unidos (Phoenix)
1’21″434
164,448
1991
Hungria (Budapeste)
1’16″147
187,595
1991
Itália (Monza)
1’21″114
257,415
1991
Monaco (Monte Carlo)
1’20″344
149,119
1991
San Marino (Imola)
1’21″877
221,601
1992
Canadá  (Montreal)
1’19″775
199,212
1993
Australia (Adelaide)
1’13″371
185,468
1994
Brasil (Interlagos)
1’15″962
204,970
1994
Japão (Aida)
1’10″218
189,848
1994
San Marino (Imola)
1’21″548
222,494


FONTE PESQUISADA

SILVA, Adauto. Qual a melhor das 65 poles de Ayrton Senna na F1?. Disponível em: <http://www.autoracing.com.br/qual-a-melhor-das-65-poles-de-ayrton-senna-na-f1/>. Acesso em: 31/05/2014.


Um comentário:

  1. Obviamente, Estoril, 1986: uma inspiração mozartiana.
    Quem sabe, sabe...

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